Procurar usando este tipo de interrogação:

Pesquisa avançada (apenas itens)

O projecto

Cronologia e geografia do protesto, da violência política e das revoluções em Lisboa, entre 1890 e 1974. Projecto iniciado em 2011, coordenado por Daniel Alves, no âmbito da linha temática do IHC, "Humanidades Digitais e Investigação Histórica".

Entre o Verão de 2011 e o Inverno de 2012, o projecto contou com a colaboração de alunos da licenciatura em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A Mariana Castro, a Patrícia Pires, a Sofia Lisboa e o Tiago Real aceitaram o convite que lhes foi dirigido para embarcar numa "aventura" de investigação e exploração com recurso a metodologias digitais. São eles os responsáveis pela recolha e registo dos eventos e respectiva informação disponibilizados na primeira fase do projecto. A cronologia e geografia da Revolução do 25 de Abril de 1974 é a primeira colecção de eventos a ser disponibilizada pelo projecto, em Abril de 2014, embora tenham sido já recolhidas e registadas outras três colecções relativas ao fim da Monarquia Constitucional (1890-1910), à Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910 e à República e resistência à Ditadura (1910-1931).

A investigação centrou-se numa perspectiva de análise geográfica, procurando identificar não só o tempo, os actores e as motivações dos conflitos, mas essencialmente perceber o espaço ou os espaços urbanos onde estes ocorreram, a forma como esse mesmo espaço poderá ter influenciado os eventos e a forma como foi sendo percepcionado pelos vários intervenientes.

Num projecto não financiado, com recurso a voluntariado de jovens investigadores sem muita experiência, foi importante o recurso a um conjunto de ferramentas digitais de livre acesso e utilização fácil, que possibilitaram uma produtividade e qualidade de investigação acima da média. A gestão das fontes e bibliografia usadas na investigação foi feita com recurso ao Zotero. A localização e respectiva georeferenciação dos eventos foi realizada com recurso ao Google Maps. Por fim, a organização da informação recolhida e a sua disponibilização na Internet contou com o Omeka.

LOGO HEADER